Universidade ativa: responsabilidade social, sustentabilidade e meio ambiente

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Data

2015-09-11

Autores

Piato, Ronise Straiotto [UNESP]
Fajardo, Renato Salviato [UNESP]
Salzedas, Letícia Maria Pescinini
Rezende, Maria Isabel Rosifini Alves
Coclete, Giovanna Elisa Gabriel [UNESP]
Valente, Amanda Dal Bosco [UNESP]
Rezende, Maria Cristina Rosifini Alves [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The experiences in the past with individuals today have 60 and over also contributed to the preservation or deterioration of the environment. The University has a strategic nature in environmental protection because it favors the participation of the population in the search for viable solutions, integrating knowledge and social reality, leading to awareness, commitment and awareness of environmental protection. The purpose of this study was to evaluate the self-perception of a group of elderly in the state of São Paulo in relation to social responsibility, sustainability and the environment. The sample was composed of 20 elderly of the Center for the elderly Social Assistance Reference Center Professor Daria Maria Cardoso Ernesto, Tupi Paulista (SP). The investigated elderly had this profile: age between 62 and 83 years, 99% female, monthly income de1 salary (60%), incomplete primary education (40%) and living with their spouse (40%). They reported believing (100%) to discuss and look after the environment is important, but 15% did not feel responsible for half the current environment and 20% said they did not feel responsible for the future state of the environment. 99% of respondents older reported that information about the environment were acquired by television and 20% reported participation in special course on environmental education. The results point to the importance of the University participation through extension actions for the construction of individual responsibility, social environment and environment.
As experiências no passado, dos indivíduos que na atualidade formam o grupo com 60 anos ou mais, também contribuíram para a preservação ou a deterioração do meio ambiente. Considera-se a Universidade um instrumento estratégico na Educação Ambiental na medida em que assegura a formação e o desenvolvimento de indivíduos voltados para o desenvolvimento humano e ambiental sustentáveis. O propósito deste trabalho foi avaliar a autopercepção de um grupo da terceira idade do Estado de São Paulo em relação à responsabilidade social, sustentabilidade e meio ambiente. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa foi coleta de dados por meio de questionário desenvolvido pela Disciplina de Humanidade e Saúde da Faculdade de Odontologia de Araçatuba, UNESP. O universo e a amostra foram compostos pelos 20 idosos do Núcleo de idosos do Centro de Referência de Assistência Social Professora Maria Daria Cardoso Ernesto de Tupi Paulista (SP). Os idosos investigados (n=20) apresentavam o seguinte perfil: idade entre 62 e 83 anos, 99% do gênero feminino, renda mensal de1 salário mínimo (60%), escolaridade fundamental incompleto (40%) e morando com o cônjuge (40%). Quando interrogados, embora informassem acreditar em sua totalidade (100%) que discutir e cuidar do meio ambiente é importante, 15% não se sentiam responsáveis pelo meio ambiente atual e 20% disseram não se sentir responsáveis pela situação futura do meio ambiente. 99% dos idosos interrogados informaram que as informações sobre o meio ambiente foram adquiridas pela televisão e 20% referiram participação em curso especial sobre educação ambiental. Os resultados obtidos apontam para a posição estratégica da Universidade,por meio de ações extensionistas, na construção da responsabilidade individual, meio social e ambiente.

Descrição

Palavras-chave

Aged, Sustainable development indicators, Environmental education, Idoso, Indicadores de desenvolvimento sustentável, Educação ambiental

Como citar

8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015.