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Publicação:
A não participação feminina nas aulas de Educação Física anos finais: um estudo teórico

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Orientador

Ferreira, Lilian Aparecida

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Educação Física - FC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A não participação feminina nas aulas de educação física nos anos finais do ensino fundamental ainda é um desafio recorrente no cenário educacional, com isso o objetivo deste trabalho foi investigar as problemáticas por trás da não participação das meninas nas aulas de Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental e como isso fomenta a não participação destas durante as aulas. Este trabalho foi produzido por meio de uma revisão de literatura sistemática, de natureza qualitativa e descritiva. A partir dos dados identificados, a problemática investigativa foi organizada em cinco categorias de análise: 1) Questões biológicas: corpo, desenvolvimento e habilidades; 2) Bullying e Exclusão por parte dos meninos; 3) Aula Mista versus Aula Separada; 4) Contexto e cenário social; 5) O que causa a desmotivação das meninas? Concluímos que o principal fator desse processo de afastamento das meninas das aulas de educação física tem acento na dimensão sociocultural que vem, desde os primórdios da sociedade até os dias atuais, sendo construído com base na referência patriarcal, inibindo os direitos das mulheres, sobretudo de exposição e apropriação de seus corpos, o que também se revela nas aulas de educação física. Nossa expectativa, com tal denúncia, é que as ações de professores e professoras de educação física possam caminhar por outras trilhas que contribuam com a construção de cenários mais inclusivos para as meninas nas aulas.

Resumo (inglês)

Female nonparticipation in physical education classes in the final years of elementary school is still a recurring challenge in the educational scenario, so the objective of this work was to investigate the problems behind the nonparticipation of girls i n Physical Education classes in the final years of elementary school. Elementary School and how this encourages their nonparticipation during classes. This work was produced through a systematic literature review, of a qualitative and descriptive nature. From the identified data, the investigative problem was organized into five categories of analysis: 1) Biological issues: body, development and skills; 2) Bullying and Exclusion by boys; 3) Mixed Class versus Separate Class; 4) Context and social setting; 5) What causes the demotivation of girls? We conclude that the main factor in this process of distancing girls from physical education classes has an emphasis on the sociocultural dimension that comes, from the beginning of society to the present day, bein g built based on the patriarchal reference, inhibiting women's rights, especially of exposure and appropriation of their bodies, which is also revealed in physical education classes. Our expectation, with such a complaint, is that the actions of physical e ducation teachers can walk along other paths that contribute to the construction of more inclusive scenarios for girls in their classes

Descrição

Palavras-chave

Participação feminina, Aulas de Educação Física, Gênero, Mulheres, Anos Finais do Ensino Fundamental, Female participation, Physical education classes, Gender, Final Years of E lementary School.

Idioma

Português

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