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Apresentação

O REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UNESP tem como objetivo armazenar, preservar, divulgar e permitir o acesso aberto a documentos científicos, acadêmicos, artísticos, técnicos, bem como dados e plano de gestão produzidos por pesquisadores e estudantes da UNESP.

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Submissões Recentes

PublicaçãoTrabalho de conclusão de cursoAcesso aberto Acesso aberto
Sentimentos de medo e vergonha na educação física escolar: uma revisão bibliográfica
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-06-05) Lima, Wilton Keniel ; Machado, Afonso Antonio ; Oliveira, Bruna Feitosa de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O ambiente escolar, em especial as aulas de Educação Física, consiste em um espaço dinâmico que pode despertar uma série de sentimentos, como o medo e a vergonha, que podem interferir na evasão de alunos nas aulas práticas, bem como uma consequente baixa prática de atividade física nos anos subsequentes. Por este motivo, este trabalho teve como objetivo analisar como os sentimentos de medo e vergonha se manifestam no contexto da Educação Física escolar e seus impactos na participação das aulas. Como metodologia adotou-se a revisão bibliográfica, a fim de identificar o que estudos prévios já haviam investigado sobre o tema. Os trabalhos revisados evidenciaram que essas emoções estiveram fortemente associadas à exposição do corpo, à avaliação de desempenho e ao julgamento social entre os pares, fatores comuns nas aulas dessa disciplina. Fatores como bullying, estigma corporal e influência da mídia foram destacados como elementos que intensificaram esses sentimentos, contribuindo para o afastamento dos alunos das atividades físicas. Foram discutidas diferentes manifestações da vergonha física, moral e social e sua relação com o medo, entendidas como mecanismos de defesa frente à possibilidade de rejeição ou humilhação. Casos de bullying, inclusive no ambiente digital (cyberbullying), revelaram-se frequentes, afetando principalmente alunos com corpos fora do padrão ou com menor habilidade esportiva. Em contrapartida, práticas pedagógicas inclusivas mostraram-se eficazes na superação desses obstáculos, promovendo maior participação, acolhimento e segurança emocional nas aulas. Conclui-se que o reconhecimento das emoções e a adoção de estratégias pedagógicas sensíveis às necessidades dos alunos são fundamentais para tornar a Educação Física escolar um espaço mais democrático e formativo.
PublicaçãoTrabalho de conclusão de cursoAcesso aberto Acesso aberto
Comparativo entre os conceitos de ESG, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-07-02) Carlos, Karine Gallinaro ; Manfredini, Fábio Navarro ; Mancini, Sandro Donnini ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar e comparar os conceitos de Environmental, Social and Governance (ESG - Ambiental, Social e Governança), sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, buscando compreender suas origens, definições, inter-relações e impactos no contexto atual. Inicialmente, o estudo aborda os eventos históricos e sociais que influenciaram a construção dos conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, destacando marcos como o livro Primavera Silenciosa de Rachel Carson, o relatório Our Common Future (Relatório Brundtland) e conferências internacionais como a de Estocolmo (1972) e a Rio-92 (1992). O trabalho também explora a aplicação da sustentabilidade no ambiente empresarial, com foco na origem e evolução do conceito ESG, sua incorporação no mercado financeiro e sua relação com o desenvolvimento sustentável. Analisa-se como o ESG tem impulsionado mudanças significativas nas estratégias empresariais e políticas públicas, refletindo a crescente preocupação com questões ambientais, sociais e de governança. Além disso, o estudo destaca a importância de uma visão integrada que contemple as múltiplas dimensões da sustentabilidade, evidenciando que o ESG funciona como uma ferramenta estratégica para orientar empresas na adoção de práticas responsáveis, alinhadas aos desafios globais como mudanças climáticas, desigualdade social e transparência corporativa. Por fim, ele promove uma reflexão crítica sobre as contribuições do ESG para o desenvolvimento sustentável, avaliando seus impactos tanto para o planeta quanto para as organizações, e ressalta a necessidade de soluções colaborativas e multidisciplinares para enfrentar os desafios contemporâneos.
PublicaçãoTese de doutoradoAcesso aberto Acesso aberto
Assessoramento Pedagógico Universitário: desafios na consolidação do espaço de formação docente em uma universidade federal
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-06-05) Maldonado, Elaine Cristina ; Azevedo, Maria Antônia Ramos de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Esta pesquisa narrativa partiu da distinção conceitual entre espaço (potencial institucional) e lugar (dimensão humana legitimada) proposta por Cunha (2008) para investigar como transformar o espaço de assessoramento pedagógico do Campus Araras da UFSCar em um efetivo lugar de formação docente. Teve como objetivo geral identificar as necessidades formativas dos docentes e analisar como a Assessoria Pedagógica pode promover seu desenvolvimento profissional, visando à elaboração de uma proposta de formação contextualizada. De abordagem qualitativa, o estudo combinou a análise documental, aplicação de questionários eletrônicos com docentes, roda de conversa sobre desenvolvimento profissional e análise temática dos dados (Minayo, 2010), articulados ao referencial teórico da Pedagogia Universitária. Os resultados revelaram três eixos críticos: as fragilidades estruturais do DeEG-Ar, limitado por uma equipe reduzida e pela ausência de políticas institucionais de formação docente consolidadas; os desafios culturais representados pela primazia da pesquisa sobre o ensino no ambiente acadêmico; as potencialidades identificadas para transformação do espaço em lugar formativo. Como principal contribuição, destaca-se a proposição de estratégias concretas para a implementação da Política de Formação Continuada da UFSCar e, por extensão, para a consolidação do DeEG-Ar como lugar de formação, evidencia a necessidade urgente de integrar a excelência didática aos critérios de progressão na carreira docente, fortalecer a comunicação sobre o papel da assessoria pedagógica e estabelecer mecanismos permanentes de avaliação das ações formativas. Os achados desta investigação, além de representarem um marco acadêmico, configuram-se como ferramentas práticas para a atuação profissional da pesquisadora enquanto assessora pedagógica, oferecendo subsídios tanto para a ação local quanto para a construção de redes multicampi de formação docente. O estudo aponta ainda para a necessidade de desdobramentos futuros que acompanhem a implementação da política proposta e avaliem seu impacto na transformação efetiva do espaço de assessoramento em lugar de formação.
PublicaçãoTese de doutorado
Potencial de biomateriais xenógeno e sintético associados à membrana absorvível para aumento ósseo em calvária de ratos: estudo prospectivo e randomizado
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-06-27) Sol, Izabella ; Ponzoni, Daniela ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
As propriedades e respostas clínicas dos biomateriais usados na regeneração óssea guiada tem ganhado cada vez mais destaque na literatura. Os diferentes padrões de reabsorção, osteocondução e bioatividade associados ao tipo de reconstrução desejada influenciam a escolha do substituto ósseo. Este estudo comparou a neoformação óssea vertical e a topografia entre biomaterial xenógeno e sintético. Trinta e dois ratos machos Wistar foram divididos aleatoriamente em dois grupos e submetidos à reconstrução óssea vertical em calvária com biomaterial xenógeno (Bio-Oss®/GBO) ou sintético (GenPhos XP®/GGP), ambos recobertos com membrana absorvível (Techgraft®). A eutanásia foi realizada após 60 e 90 dias da cirurgia, seguida por análise microarquitetural, topográfica e histométrica. Comparação estatística inferencial por Teste T (histometria) e Mann-Whitney (microarquitetura) foi realizada adotando significância de 5%. Parâmetros semelhantes de microarquitetura óssea foram observados (p>0,05), com maior neoformação, trabéculas mais espessas e menos espaçadas e menor porosidade para o grupo GGP. Na caracterização topográfica, o grupo GGP apresentou superfície mais rugosa e complexa, com visualização de trabéculas em maior aumento. A avaliação histométrica indicou maior neoformação no grupo GGP (p=0,001) e menor remanescente de biomaterial (p=0,003). O grupo GBO apresentou diminuição do osso neoformado entre os tempos (p=0,013) e maior redução da altura do volume reconstruído (p=0,03). Ambos os biomateriais demonstraram papel osteocondutor, com padrões de neoformação e reabsorção diferentes. Apesar da maior absorção do biomaterial sintético, esse apresentou neoformação óssea otimizada e manutenção do volume em avaliação de 90 dias.
PublicaçãoDado de pesquisaAcesso aberto Acesso aberto
Dificuldade de medir Lilliputianos: erros na medição de temperature corporal de pequenos anfíbios e métodos para evitá-los
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-07-04) Kosmala, Georgia Karoline ; Enore Augusto Massoni ; Andrade, Denis Otávio Vieira de ; Instituto de Biociências ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)