Logo do repositório

Apresentação

O REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UNESP tem como objetivo armazenar, preservar, divulgar e permitir o acesso aberto a documentos científicos, acadêmicos, artísticos, técnicos, bem como dados e plano de gestão produzidos por pesquisadores e estudantes da UNESP.

Dúvidas

Caso possua dúvidas consulte um bibliotecário (de segunda a sexta das 09h às 12h, exceto feriados):  Atendimento online

Ou você pode enviar sua dúvida pelo formulário:  Envie sua dúvida

Acesso Aberto

O Acesso Aberto envolve a disponibilização da produção intelectual online, sem custos, podendo ter algumas restrições com relação à utilização dessa produção. Possibilita maior visibilidade do trabalho dos autores, aumenta a acessibilidade dos leitores, ampliando o impacto da universidade e de sua produção intelectual sobre a sociedade.

 

Comunidades no Repositório Institucional UNESP

Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções

Submissões Recentes

PublicaçãoDissertação de mestradoAcesso aberto Acesso aberto
Gêneros orais como ferramenta para o desenvolvimento da leitura e da escrita no 1º ano do Ensino Fundamental
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-04-29) Bortotti, Renata Barbieri ; Hilário, Rosângela Nogarini ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O presente trabalho propõe a análise dos gêneros orais como ferramenta de desenvolvimento da leitura e escrita, contribuindo para a alfabetização e o letramento no 1º ano do Ensino Fundamental I. Nossos objetivos são: i) apontar os pressupostos teóricos que sustentam a importância do desenvolvimento da linguagem oral para o desenvolvimento da linguagem escrita no início do processo de alfabetização; ii) evidenciar como o contato com gêneros orais interfere diretamente no processo de aquisição da leitura e da escrita; iii) demonstrar que atividades que envolvam a ludicidade são essenciais durante este processo. Ele se baseia nas teorias de Bakhtin, Vygotsky, Ferreiro, Soares, Morais e Belintane acerca da alfabetização, letramento e oralidade. O corpus de pesquisa é composto por quinze textos produzidos por alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental e foi coletado em uma escola pública do interior do Estado de São Paulo. Para a análise, consideramos o contato das crianças com os textos de gêneros orais (parlendas, cantigas etc.) em atividades realizadas pela professora e como esses textos foram presentificados em suas produções escritas. Como resultado, podemos apontar que utilizar os gêneros orais como atividades permanentes na rotina em turmas de 1º ano é uma ferramenta que auxilia no processo de alfabetização/ letramento pois evidenciam o lúdico, o uso da língua oral e escrita no contexto social da criança.
PublicaçãoDissertação de mestradoAcesso aberto Acesso aberto
Vanguarda em diluição : a Revista Nova (SP, 1931-1932) e os rumos do modernismo
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-05-07) Zampella, Natália ; Luca, Tania Regina de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O movimento modernista brasileiro delineou-se coletivamente a partir de diferentes grupos e ideias. As revistas, caracterizadas pela agilidade e por serem espaços de socialização, foram porta-vozes privilegiadas do movimento. Ao longo da década de 1920 foi lançado um rol de títulos que colocaram em circulação diferentes percepções do que deveria se entender por modernismo. Em 1931, na cidade de São Paulo, veio a público a Revista Nova (SP, 1931-1932), sob a responsabilidade de destacados nomes do movimento modernista, Mário de Andrade, Paulo Prado e Antônio de Alcântara Machado. A publicação, que sobreviveu até fins de 1932, inseriu-se em contexto político bem diverso do vigente no decênio anterior. O objetivo da pesquisa é analisar de maneira sistemática a revista como fonte e objeto de pesquisa, explorando os antecedentes que levaram à sua criação e a formação do grupo responsável por ela, e que, a despeito de seus responsáveis, não figurou entre as publicações canônicas do movimento. Assim, coube perguntar acerca do lugar que o periódico ocupou nas redes de sociabilidade dos escritores engajados na renovação estética, bem como compreender o silêncio historiográfico em torno da publicação que se anunciava como nova. Observou-se que no período de circulação da Revista Nova, o ímpeto revolucionário e a coesão do modernismo, tal como se manifestou em suas fases mais iniciais e radicais, estariam perdendo força provocadora, característica do início da vanguarda, tornando-se mais difundidos e fragmentando-se em diferentes vertentes. Acrescente-se, ainda, que foi a única revista do chamado grupo modernista paulista a circular em sua época, o que instigou a averiguar as singularidades da Revista Nova no momento em que eclodiu o movimento de 1932.
PublicaçãoTese de doutorado
Da Chibata ao Chibalo: Administrações coloniais e regimes de trabalho em Angola (1825-1930)
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-06-06) Sampaio, Thiago Henrique ; Gonçalves, Paulo Cesar ; Mea, Elvira Cunha de Azevedo Silva ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A tese Da Chibata ao Chibalo: administrações coloniais e arranjos laborais em Angola (1825–1930) analisa as transformações nas estruturas socioeconômicas e nos dispositivos políticos de controle do trabalho em Angola, no contexto da expansão e consolidação do domínio colonial português. O recorte temporal parte de 1825, ano do reconhecimento da independência do Brasil, evento que impacta diretamente os circuitos comerciais e o tráfico de escravizados, e se estende até 1930, com a promulgação do Ato Colonial, marco da centralização administrativa e da redefinição das políticas imperiais portuguesas em África. A partir de uma análise das transformações provocadas pelo fim do tráfico atlântico, da independência do Brasil e da reconfiguração do Império Colonial Português, o estudo busca compreender como diferentes atores reagiram e se adaptaram aos novos regimes de trabalho impostos. A pesquisa considera também o papel do capital estrangeiro, às imposições laborais e os efeitos do nacionalismo emergente no contexto do longo Oitocentos. O recorte temporal tem início em 1825, período marcado pela intensificação das pressões internacionais contra o tráfico atlântico, e se estende até o Ato Colonial de 1930, que redefiniu a administração do império português. Nesse intervalo, destacam-se legislações como as leis abolicionistas de 1854, 1856 e 1869, e o Regulamento de 1875, que instituiu o trabalho obrigatório para ex-escravizados. A pesquisa pretende lançar novas luzes sobre as formas de dominação e negociação presentes nos arranjos laborais angolanos, contribuindo para uma compreensão mais ampla das dinâmicas sociais e econômicas no contexto do colonialismo português tardio.
PublicaçãoDissertação de mestradoAcesso aberto Acesso aberto
Shannon mutual information of localized one-particle states in scalar field theory
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-06-02) Izquierdo Inga, Willy Antony ; Krein, Gastão Inácio ; Rosa Junior, David ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Nesta dissertação, investigamos a informação mútua de Shannon para um campo escalar quântico sem massa livre em d + 1 dimensões, focando nas correlações entre duas regiões espaciais complementares. Nossa abordagem central envolveu o cálculo dessa medida de informação clássica diretamente dos elementos diagonais da matriz densidade expressa na base de configuração do campo. Essa metodologia forneceu um arcabouço para quantificar as correlações clássicas que persistem ou emergem após processos de decoerência quântica ou medição, que efetivamente diagonalizam a matriz densidade do sistema. Empregamos o formalismo funcional da representação de Schrödinger para calcular as entropias de Shannon associadas às regiões complementares, a partir das quais derivamos a informação mútua. Para lidar com as integrais funcionais, utilizamos tanto a aproximação de ponto de sela quanto o truque das réplicas. Computamos a informação mútua de Shannon para dois casos: o estado de vácuo e estados de partícula-única localizados. Para o estado de vácuo, nossos resultados reproduziram aqueles encontrados na literatura existente. Para estados localizados, descritos por soluções de pacote de ondas da equação de Schrödinger relativística, a informação mútua de Shannon pode ser expressa como a informação mútua do vácuo mais termos dependentes do perfil do pacote de ondas. Como uma aplicação do formalismo desenvolvido, calculamos a informação mútua de Rényi-2 (também conhecida como entropia de colisão) em uma dimensão espacial, considerando regiões definidas como semirretas e empregando um pacote de ondas lorentziano. Encontramos que a presença de uma excitação geralmente aumenta a informação compartilhada em comparação com o caso do vácuo. Esse excesso de informação é maximizado quando a partícula está localizada próximo à fronteira e diminui à medida que a partícula se afasta, com a taxa de decaimento dependendo da largura do pacote de ondas. No geral, nossas descobertas contribuem para a compreensão das correlações clássicas em teoria quântica de campos e oferecem uma perspectiva sobre o conteúdo de informação que é diretamente relevante para cenários envolvendo decoerência e medição. Este trabalho fornece um ponto de vista complementar aos cálculos tradicionais de entropia de emaranhamento, concentrando-se na informação clássica acessível codificada nas probabilidades de configuração do campo.
PublicaçãoTese de doutorado
Qualidade de sementes de feijão comum tratadas com Trichoderma spp. (Hypocreales - Fungi)
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-10) Lima, Michelane Silva Santos ; Sartori, Maria Márcia Pereira ; Faria, Rute Quelvia de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A garantia dos atributos de qualidade física, fisiológica, genética e, especialmente, sanitária das sementes de feijão comum é um dos principais desafios na produção dessa cultura que é altamente suscetível ao ataque de diversos microrganismos patogênicos. Embora o tratamento químico predomine na proteção de sementes, a associação com produtos biológicos contendo microrganismos antagonistas tem revolucionado o manejo fitossanitário, compatibilizando-o com sistemas agrícolas mais sustentáveis e promovendo a conservação dos recursos naturais. Entre os agentes biológicos, fungos do gênero Trichoderma representam cerca de 90% das bioformulações aplicadas em campo para o controle de doenças. No entanto apesar do amplo conhecimento de informações sobre a ação desse antagonista no controle de doenças, pouco se sabe sobre seu comportamento e persistência nas sementes durante o armazenamento. Este estudo teve como objetivos (i) avaliar o efeito do tratamento de sementes de feijão com diferentes cepas de Trichoderma, associadas ou não a fungicidas, sobre a qualidade fisiológica das sementes armazenadas à 30°C e 75% de umidade relativa, e (ii) estimar a longevidade das sementes tratadas por meio de modelagem matemática, aplicando as funções Probit, Logit e Cauchy-SSF para calcular o 𝑃50 (tempo em que 50% das sementes ainda são viáveis). Os resultados indicaram que (i) as cepas de Trichoderma proporcionaram ganhos significativos na qualidade fisiológica e longevidade das sementes em comparação com aquelas sem tratamento. (ii) Entre os modelos testados, a função Cauchy-SSF demonstrou o melhor ajuste, apresentando menor erro absoluto e melhores índices de qualidade, destacando-se como uma ferramenta robusta para a estimativa da viabilidade das sementes ao longo do tempo. Esses achados reforçam o potencial do uso de Trichoderma como um método biológico eficaz para promover atributos superiores de qualidade das sementes e para apoiar práticas agrícolas sustentáveis.