Logo do repositório

Apresentação

O REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UNESP tem como objetivo armazenar, preservar, divulgar e permitir o acesso aberto a documentos científicos, acadêmicos, artísticos, técnicos, bem como dados e plano de gestão produzidos por pesquisadores e estudantes da UNESP.

Dúvidas

Caso possua dúvidas consulte um bibliotecário (de segunda a sexta das 09h às 12h, exceto feriados):  Atendimento online

Ou você pode enviar sua dúvida pelo formulário:  Envie sua dúvida

Acesso Aberto

O Acesso Aberto envolve a disponibilização da produção intelectual online, sem custos, podendo ter algumas restrições com relação à utilização dessa produção. Possibilita maior visibilidade do trabalho dos autores, aumenta a acessibilidade dos leitores, ampliando o impacto da universidade e de sua produção intelectual sobre a sociedade.

 

Comunidades no Repositório Institucional UNESP

Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções

Submissões Recentes

PublicaçãoDissertação de mestradoAcesso aberto Acesso aberto
Caracterização da comunidade zooplanctônica e respostas de eclosão sob cenários de estresse ambiental causados por aquecimento e contaminação por herbicidas
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-04-28) Ferreira, Amanda Costa ; Portinho, Jorge Laço ; Branco, Ciro Cesar Zanini ; Pomari, Juliana ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Os ecossistemas aquáticos continentais desempenham papéis essenciais na manutenção da biodiversidade e na oferta de serviços ecossistêmicos. No entanto, esses ambientes enfrentam pressões crescentes causadas por estressores naturais e antrópicos, como mudanças climáticas, eutrofização e contaminação por agrotóxicos. Entre esses sistemas, reservatórios rasos, sujeitos a intensas variações sazonais e ondas de calor, tornam-se modelos relevantes para investigar a viabilidade e a eclosão dos ovos dormentes — estruturas-chave para a resiliência e a diversidade das comunidades zooplanctônicas. Esta dissertação foi estruturada em dois capítulos com objetivos complementares: (i) caracterizar a comunidade zooplanctônica ativa e observar se existe similaridade com a comunidade dormente em um reservatório raso no Cerrado paulista; (ii) avaliar, experimentalmente, os efeitos combinados de múltiplos estressores — incluindo o aumento da temperatura (cenário SSP8.5 do IPCC) e a exposição a herbicidas (atrazina, 2,4-D e uma mistura dos dois) — sobre a eclosão dos bancos de ovos de resistência. Os resultados evidenciaram que (i) a comunidade dormente contribui para a composição da comunidade ativa, reforçando seu papel no restabelecimento pós-distúrbio; (ii) os cenários multi estressores resultaram em interações negativas, reduzindo a taxa de eclosão e alterando a composição das comunidades eclodidas, com destaque para o tratamento de mistura de herbicidas sob 33,5°C, que apresentou queda significativa na abundância cumulativa em comparação ao controle. Esses achados reforçam a importância dos bancos de ovos dormentes como reservas de biodiversidade e mostram como o aquecimento global, combinado à contaminação química, pode comprometer a resiliência ecológica dos reservatórios tropicais. A integração de experimentos controlados em unidades experimentais demonstrou ser uma abordagem robusta para compreender as respostas da comunidade zooplanctônica e os mecanismos ecológicos subjacentes à manutenção da biodiversidade frente a cenários de mudanças globais.
PublicaçãoTrabalho de conclusão de cursoAcesso aberto Acesso aberto
Análise da fenologia da cultura do arroz na região do Vale do Ribeira por meio de imagens de satélite
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-07-07) Cerrades, Eduardo Nunes ; Bendini, Hugo do Nascimento ; Silva, Silvia Helena Modenese Gorla da ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O objetivo do trabalho foi caracterizar o ciclo fenológico do arroz na região do Vale do Ribeira, por meio de imagens de satélite e identificar a melhor época para o mapeamento da cultura. O presente estudo analisou a fenologia do arroz no Vale do Ribeira, por meio da utilização de imagens de satélite como ferramenta para monitoramento e avaliação agrícola, a fim de caracterizar o ciclo de arroz na região, que possui desafios no monitoramento pela quantidade de interferências na aquisição de imagens. O arroz é uma cultura de grande importância econômica e alimentar, com o Brasil ocupando a nona posição no ranking global de produção. No Vale do Ribeira, a atividade se consolidou desde a chegada dos imigrantes japoneses, que adaptaram as condições locais ao cultivo nas várzeas úmidas. As imagens foram obtidas por meio da plataforma Copernicus Browser (Missão Sentinel-2), utilizando a coleção Level-2A, que fornece imagens multiespectrais corrigidas geométrica e atmosfericamente. As análises incluíram a geração de composições de imagens de cor verdadeira (RGB), falsa cor (NIR) e o cálculo do índice de vegetação por diferença normalizada, ou, no inglês, Normalized Difference Vegetation Index (NDVI), possibilitando o acompanhamento do ciclo fenológico do arroz ao longo do tempo. Após análise da cobertura de nuvens, seis imagens foram selecionadas entre novembro de 2024 e março de 2025, abrangendo as fases de plantio, crescimento vegetativo, maturação e colheita. A coleta de dados de campo incluiu visitas de campo para registrar práticas agrícolas, períodos de plantio e da irrigação por inundação. Observou-se que a irrigação foi realizada de forma parcelada, possivelmente devido à limitação hídrica, enquanto o manejo foi favorecido pela sistematização dos talhões, garantindo maior uniformidade na altura do solo e eficiência na distribuição de água. A análise das imagens durante o período produtivo, com base nas cenas disponíveis, mostrou-se viável para capturar informações sobre as principais fases produtivas. O uso de tecnologias de sensoriamento remoto destacou-se como uma abordagem promissora para o monitoramento agrícola da cultura do arroz na região, fornecendo subsídios para um manejo mais preciso e sustentável. Este estudo reforça a relevância das ferramentas de sensoriamento remoto para a gestão eficiente da agricultura.
PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso
Contribuição ao conhecimento da diversidade de Neuropterida (Megaloptera, Neuroptera) de cavernas brasileiras
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-06-05) Sumiyori, Guendo Shimizu ; Martins, Caleb Califre ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Megaloptera e Neuroptera são ordens oligodiversas presentes em cavernas brasileiras, entretanto pouco estudadas nesse ambiente até então. Com o intuito de auxiliar em seu maior conhecimento e em sua conservação, esse estudo teve por objetivo principal conhecer e descrever a diversidade de Megaloptera e Neuroptera (Neuropterida) de diferentes cavernas brasileiras. Para isso foram estudados e identificados espécimes de empréstimo do Laboratório de Estudos Subterrâneos (LES-UFSCAR) e da Universidade Federal do Paraná (LSN-UFPR). Ao todo foram estudados três espécimes de Megaloptera e 29 de Neuroptera, o que resultou em quatro registos novos em cavernas brasileiras, incluindo duas espécies de Megaloptera – Chloronia corripiensis (Walker, 1860) e Corydalus diasi Navás, 1915 –, um gênero e espécie novos de Chrysopidae (Defreitaschrysa carvalhoi) e uma possível nova espécie de Rhachiberothidae (Plega aff. hagenella). Fotos de alta resolução e chave de identificação de Neuropterida de cavernas brasileiras são disponibilizados. Os resultados demonstram que mesmo em um número pequeno de espécimes de Neuropterida, foi possível observar uma diversidade importante desconhecida para as cavernas brasileiras, o que resulta na diminuição das lacunas de biodiversidade, especialmente Linneana, Wallaceana e Haeckeliana. Destaca-se a necessidade de futuros estudos taxonômicos sobre Neuroptera e Megaloptera em diferentes cavernas brasileiras, o que auxiliará em sua maior compreensão e conservação.
PublicaçãoDissertação de mestrado
Estratégias de marketing no turismo rural: uma análise sobre propriedades nas regiões de Marília e Presidente Prudente (SP)
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-04-29) Cruz, Larissa Aparecida Oliveira da ; Pigatto, Gessuir ; Nascimento, Ana Lívia Cazane do ; Machado, João Guilherme de Camargo Ferraz ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Nos últimos anos, além de uma alternativa para diversificação de muitas propriedades rurais, o turismo rural tem se destacado positivamente como uma iniciativa para o desenvolvimento regional, uma vez que este tipo de turismo promove a valorização do patrimônio cultural e natural, além de contribuir para o aumento da lucratividade. Essa dissertação teve como objetivo principal analisar a aplicação das estratégias de marketing utilizadas por propriedades rurais das regiões administrativas de Marília e Presidente Prudente que atuam com turismo rural, por meio de ações on farm. Para isso, esta pesquisa foi dividida em três capítulos, inicialmente foi realizada uma revisão sistemática de literatura (RSL) que revelou que as estratégias de marketing podem ter diferentes focos e com um bom planejamento podem ser aplicadas em conjunto, além disso a RSL constatou que algumas estratégias ainda são incipientes e precisam de mais atenção, especialmente devido às constantes mudanças do mercado. O segundo capítulo investigou o potencial do turismo rural no estado de São Paulo sob a ótica das mídias sociais, por meio de análise sobre o conteúdo digital, os resultados apontam que serviços relacionados à alimentação são oferecidos por todos os destinos, e que cada propriedade inseriu ações on farm diferentes, dentro do seu contexto, além disso verificou-se que o uso das mídias sociais desempenha um papel importante na imagem online destes destinos, além de fortalecer o processo de divulgação das informações sobre as propriedades. O terceiro capítulo desta pesquisa buscou verificar como o elemento promoção do mix de marketing é planejado e executado de forma estratégica pelas propriedades rurais das regiões de Marília e Presidente Prudente, a partir de um estudo de casos múltiplos realizado em cinco propriedades foi possível compreender como são formuladas as estratégias de marketing, as principais ações on farm oferecidas nas regiões além de identificar a competitividade do turismo regional a partir do uso da matriz SWOT, os resultados destacam que o uso do marketing digital fortalece o turismo rural na região, promovendo experiências autênticas que valorizam a economia local, além disso o desenvolvimento de parcerias com propriedades locais e instituições públicas e privadas reforçam ainda mais as contribuições positivas do turismo rural na região investigada. Esta dissertação evidencia que o marketing digital, especialmente as publicações realizadas nas mídias sociais, fortalece o turismo rural nas regiões de Marília e Presidente Prudente, destacando a diversificação e serviços oferecidos, além disso a matriz SWOT e o cruzamento de dados geraram informações valiosas, que podem ampliar possibilidades para futuras investigações e ações sustentáveis no setor.
PublicaçãoTese de doutoradoAcesso aberto Acesso aberto
Entre a imagem e a invisbilidade: descrição arquivística para acervos de fotógrafas
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-05-26) Chaves, Elisa Maria Lopes ; Bizello, Maria Leandra ; Leiva, Isidoro Gil ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Esta tese busca refletir sobre a carência e invisibilidade de fontes documentais das trajetórias de fotógrafas em instituições de salvaguarda de acervo. O que se reflete muitas vezes nessas instituições é a prática de hierarquizar, que legitima e naturaliza as ausências e a invisibilidade das mulheres. Dentre as possibilidades e contribuições para promover mudança desse cenário, se dá na compreensão desse panorama, a inclusão dos acervos de mulheres nas instituições arquivísticas e de salvaguarda documental, bem como a disponibilização e difusão dos acervos institucionalizados. O reconhecimento do problema ocorreu na pesquisa dos acervos (arquivos e coleções) de fotógrafas, onde verificamos que esses acervos são disponibilizados principalmente pelo Instituto Moreira Salles (IMS). O IMS hoje possui o maior acervo de mulheres fotógrafas disponibilizado, mas, em comparação ao número de acervos de homens disponibilizados, ainda há uma grande disparidade. Propomos um guia de fundos e coleções das fotógrafas do IMS por meio da descrição arquivística, utilizando a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) e da descrição das informações sobre as produtoras desses acervos, com a utilização da Norma Internacional de Registro de Autoridade Arquivística para Entidades Coletivas, Pessoas e Famílias (ISAAR(CPF)). Utilizando normas arquivísticas como ferramentas de disseminação desses acervos através da descrição e da disponibilização de informações sobre os acervos das fotógrafas, torna-se possível ampliar as possibilidades de diálogos sobre questões de gênero, práticas arquivísticas inclusivas, por vezes incipientes, mas também desafiadoras, com grande potencial para suscitar reflexões de interesse acadêmico, político, cultural e social.