Apresentação

O REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UNESP tem como objetivo armazenar, preservar, divulgar e permitir o acesso aberto a documentos científicos, acadêmicos, artísticos, técnicos, bem como dados e plano de gestão produzidos por pesquisadores e estudantes da UNESP.

Dúvidas

Caso possua dúvidas consulte um bibliotecário (de segunda a sexta das 09h às 12h, exceto feriados):  Atendimento online

Ou você pode enviar sua dúvida pelo formulário:  Envie sua dúvida

Acesso Aberto

O Acesso Aberto envolve a disponibilização da produção intelectual online, sem custos, podendo ter algumas restrições com relação à utilização dessa produção. Possibilita maior visibilidade do trabalho dos autores, aumenta a acessibilidade dos leitores, ampliando o impacto da universidade e de sua produção intelectual sobre a sociedade.

Tutoriais de autoarquivamento

Teses e Dissertações  https://hdl.handle.net/11449/251424

Trabalho de conclusão de residência (TCR)  https://hdl.handle.net/11449/251298

 

Comunidades no Repositório Institucional Unesp

Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções

Submissões Recentes

ItemTrabalho de conclusão de curso
Efeito do "Scaffold" de PDO comparado com de titânio associados a rhBMP-2 em grandes reconstruções pós-resseccões
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-10) Paludetto, Letycia Carpaneji ; Faverani, Leonardo Perez ; Pesqueira, Aldiéris Alves
O objetivo é analisar o potencial bioativo de um “scaffold” de Polidioxanona (PDO) associado a rhBMP-2, em reconstruções de ressecção em fêmures de ratos. 24 ratos, machos, adultos, com 6 meses, tiveram ambos fêmures fixados com placas e parafusos de titânio e confecção de um “gap” de 2mm. Para a reconstrução, rhBMP- 2 (Infuse) carreada em esponja de colágeno (3,25 µg) foi usada e recoberta por malha de titânio - Grupo Titânio (n=12) e membrana de polidioxanona - Grupo PDO (n=12). Eutanásia (n=6) ocorreu aos 14 e 60 dias após a cirurgia. Os fêmures foram removidos, radiografados para densitometria (programa ODR-ATA). As peças foram processadas para avaliação histológica, área óssea neoformada, perfil inflamatório e imuno-histoquimica (Runx2, OPG, RANKL, OCN e BMP2). Os dados quantitativos foram submetidos ao teste ANOVA-2 fatores e quando p<0,05, o pós-teste Tukey foi aplicado. A densitometria mostrou maior densidade para o PDO aos 14 dias (p<0,05). Na análise histológica houve reparo favorável para PDO, com maior área de formação óssea, menor infiltrado inflamatório, menos vasos sanguíneos (p<0,05). Na imuno- histoquimica, a BMP-2 não apresentou marcações em Titânio, enquanto foi marcado no grupo PDO, com diferença estatística aos 60 dias (p<0.05). OPG e RANKL foram mais marcadas para titânio, principalmente aos 60 dias (p<0.05). Já Runx2 e OCN tiveram resultados superiores para PDO aos 14 dias, mas, aos 60 dias titânio teve maior expressão. Os resultados demonstram melhor potencial bioativo com reparo mais favorável na associação de PDO com a rhBMP-2, quando comparado a malha de titânio em fêmures de ratos após resseção parcial.
ItemDissertação de mestrado
Coraline, os leitores, a resolução de conflitos: literatura e psicanálise no romance de Neil Gaiman
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-30) Cipoleta, Yago José ; Rossi, Aparecido Donizete
Este trabalho analisa a maneira com que diversos aspectos de Coraline, de Neil Gaiman, possuem uma dimensão terapêutica, capaz de auxiliar o leitor não apenas na compreensão de seus problemas, como também na resolução de suas adversidades pessoais. Com o estudo dos elementos simbólicos e narrativos de Coraline, a pesquisa busca um aprofundamento nos meandros temático-estruturais do texto. A partir desse estudo, temos em vista mostrar de que maneira, os leitores podem encontrar novas perspectivas para o entendimento de suas dificuldades, podendo experienciar, para isso, um processo de identificação com a obra. Utilizando autores como Bruno Bettelheim, David Roas, Nikolajeva e Ursula K. Le Guin, será evidenciado a maneira com que a Fantasia e os contos de fadas permeiam a obra de Neil Gaiman, resultando em um maior aprofundamento de suas personagens e da estruturação de seu universo ficcional. A possível identificação dos leitores será analisada a partir de diretrizes teóricas de Jacques Lacan e Freud, com as quais buscamos melhor compreender os aspectos das possíveis influências e resultados por trás desse processo único e tão pouco explorado.
ItemDissertação de mestrado
Escola, docência e infância: questões de gênero nas práticas pedagógicas nos primeiros anos do ensino fundamental
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-29) Alves, Claudio Rodrigues ; Correr, Rinaldo
Discutir e refletir sobre a questões de gênero e sexualidade na infância passa necessariamente pela compreensão das concepções de gênero e instituição escolar. Desta forma, torna-se fulcral ponderar sobre as mudanças dos conceitos e visões de mundo ao longo do processo histórico e na contemporaneidade, considerando assim, as diversidades, idiossincrasias, multiplicidades e pluralidades observadas nos primeiros anos do ensino fundamental. Para embasar os estudos e atingir os objetivos propostos neste trabalho, optou-se por uma revisão bibliográfica, fundamentada em um horizonte interdisciplinar nos estudos da História, Filosofia, Sociologia e Psicologia da Educação com ênfase nos estudos sociais da Infância, Educação Sexual e Formação Docente. Neste sentido, foi fundamental uma descrição crítica analítica de caráter qualitativo, com procedimentos metodológicos da Pesquisa-Trans-Formação, entrevista semiestruturada, coleta de registros e análise de dados, em que participaram duas professoras e crianças entre 6 a 8 anos que estão no ciclo de alfabetização. Mobilizamos, neste sentido, os referenciais teóricos da Psicologia histórico-cultural do Materialismo Histórico Dialético e da Pedagogia Crítica. A obtenção de dados e a articulação das análises ocorreram em diálogo com o referencial teórico e metodológico, compreendendo as especificidades da proposta dos núcleos de significação. A partir das entrevistas realizadas, inferimos e sistematizamos quatro núcleos de significação. A pesquisa se concentrou nos sentidos e significados, apreendidos por meio da palavra de apenas um sujeito, em um horizonte em que as interpretações elaboradas ao longo da pesquisa foram subsidiadas no entrecruzamento das observações advindas dos outros participantes. Analisamos, assim, a escola, a docência e a infância em suas reverberações com as questões de gênero e práticas pedagógicas, observando como, desde os primeiros anos na escola, as ações pedagógicas e o comportamento dos sujeitos podem reproduzir estereótipos, hierarquia de gênero e posturas sexistas. Neste sentido, o estudo propiciou a compreensão dos múltiplos aspectos do cotidiano escolar que passam pelas sutilezas do silenciamento e apagamento de corpos. Tais apontamentos impulsionam novas questões para outras práticas pedagógicas que sejam mais plurais, humanizadas e emancipatórias, que garantam os Direitos Humanos na valorização das identidades, diferenças e diversidade sexual.
ItemTrabalho de conclusão de curso
Educação dos/as bebês: cuidado e desevolvimento caminham juntos
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-04) Silva, Juliana Alves Messias da ; Osti, Andreia ; Silva, Peterson Rigato
Esta pesquisa teve como objetivo discutir a importância de bebês de 0 a 3 anos estarem dentro das creches, trazendo a relação de cuidado e desenvolvimento, além de discutir a visão assistencialista que se tem em relação à educação infantil, e especificamente, em relação à educação de bebês. Em primeiro momento, foi apresentado um breve contexto histórico da criação das creches, bem como sua finalidade na época. Em seguida, foi apresentado a importância da relação entre professor(a) e bebê para o desenvolvimento infantil, e também como ferramenta para a superação do assistencialismo. Se trata de uma pesquisa bibliográfica, onde foram escolhidos alguns artigos, dissertações e teses que debatem os temas de educação infantil, desenvolvimento infantil, o cuidado na relação entre professor(a) e bebê, além de trazerem o debate sobre assistencialismo dentro da educação infantil e apermanência dessa visão em relação a essa etapa da educação.
ItemTese de doutorado
Tipificação de zonas ripárias urbanas por meio de impactos e danos ambientais: diagnósitico para revitalização
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-07) Moreira, Paula Andréa Pannunzio ; Ribeiro, Admilson Irio
A ausência de gestão e planejamento urbano pode promover danos ambientais acentuados em áreas com características naturais, principalmente em áreas urbanas próximas às margens de rios, conhecidas com zonas ripárias. A degradação das zonas ripárias se apresenta como um dos principais problemas relacionados às questões ambientais. No Brasil, poucas políticas, programas e projetos de desenvolvimento urbano buscam a renaturalização ou revitalização dos corpos hídricos. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo propor um método de tipificação baseado em impactos e danos devido à ocupação irregular de zonas ripárias urbanas, gerando um diagnóstico ambiental. O método de tipificação, foi aplicado em três trechos urbanos, sendo diagnosticado a partir da avaliação dos impactos e danos nos meios físicos bióticos e antrópicos, obtendo êxito na proposta de tipificação, podendo ser considerado como instrumento do diagnóstico ambiental.