Apresentação

O REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UNESP tem como objetivo armazenar, preservar, divulgar e permitir o acesso aberto a documentos científicos, acadêmicos, artísticos, técnicos, bem como dados e plano de gestão produzidos por pesquisadores e estudantes da UNESP.

Dúvidas

Caso possua dúvidas consulte um bibliotecário (de segunda a sexta das 09h às 12h, exceto feriados):  Atendimento online

Ou você pode enviar sua dúvida pelo formulário:  Envie sua dúvida

Acesso Aberto

O Acesso Aberto envolve a disponibilização da produção intelectual online, sem custos, podendo ter algumas restrições com relação à utilização dessa produção. Possibilita maior visibilidade do trabalho dos autores, aumenta a acessibilidade dos leitores, ampliando o impacto da universidade e de sua produção intelectual sobre a sociedade.

Tutoriais de autoarquivamento

Teses e Dissertações  https://hdl.handle.net/11449/251424

Trabalho de conclusão de residência (TCR)  https://hdl.handle.net/11449/251298

Relatório de pós-doc  https://hdl.handle.net/11449/255961

 

Comunidades no Repositório Institucional Unesp

Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções

Submissões Recentes

ItemTese de doutorado
Análises metabolômica do efeito do exercício físico em indivíduos com esteatose hepática.
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-28) Ferreira, Maria Fernanda Lopes ; Souza, Fatima Pereira de ; Fossey, Marcelo Andress ; Putinhon, Icaro Caruso
Nonalcoholic fatty liver disease (NAFLD) is a growing cause of chronic liver disease, is multifactorial, and is associated with the ongoing obesity epidemic. Its global prevalence is estimated at 25%, therefore, lifestyle modification is now accepted as the first line of treatment for its treatment, as physical exercise can help reduce the risk of its progression. The objective of this study was to evaluate and compare the effects of physical exercise in people with non- alcoholic fatty liver disease, checking anthropometric, quality of life and metabolic data present in urine. 81 people with and without a diagnosis of the disease studied participated in this study, being divided into 4 groups: Group 1, without steatosis and practicing physical activity; Group 2, without steatosis and sedentary; Group 3, with steatosis and practicing physical activity; and Group 4, with steatosis and sedentary. Participants were assessed at three different periods: at the beginning of the study; 06 and 12 months later. During these assessments, body measurements were taken and the Quality of Life and Food Frequency questionnaires were applied; urine samples were collected, and physical exercises were applied to groups 1 and 3. The results collected demonstrated that Group 03, with steatosis and practicing physical activities, compared to Group 04, also with steatosis, but sedentary, presented better results, with the following P values: 0.009 (Body Weight); 0.001(BMI); 0.028 (WHR) and 0.0002 (Abdominal Circumference). Regarding the results, it was also possible to observe an improvement in the quality of life of the participants and a change in the frequency of consumption of foods that aggravate this liver disease. The urine samples also revealed a difference between the groups studied in terms of metabolites, highlighting the theory that physical exercise has the ability to improve the pathways involved in the inflammation process. The study also showed a positive and significant effect on anthropometric data, quality of life and eating frequency, confirming the extreme importance and urgent need for physical exercise as part of the treatment of this disease.
ItemRelatório de pós-doc
Desenvolvimento de sistemas híbridos contendo microfibras de celulose e nanopartículas de ouro visando a remoção e a detecção (via SERS) de contaminantes emergentes em meio aquoso
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-26) Dognani, Guilherme ; Constantino, Carlos José Leopoldo
Este relatório de pesquisa abordou os resultados obtidos e atividades realizadas durante 08 meses referentes ao último ano de bolsa no País-FAPESP. O presente relatório está sendo enviado para a Pro reitoria de Pesquisa da UNESP (PROPE) com antecedência do final da vigência do projeto em 31/10/2024 devido a contemplação de uma nova bolsa para o candidato por meio do Edital PROPE 05/2024 - Chamada Pública para seleção de pós-doutorandos e ações afirmativas. Para que a Assessoria possa ter uma visão geral a respeito do desenvolvimento deste projeto de pós-doutorado, os resumos referentes ao RC 1, ao RC-BEPE e ao RC 02 + Renovação que foram enviados a FAPESP encontram-se abaixo deste. Durante este período, o presente trabalho teve como objetivo produzir e avaliar novos filtros de celulose modificadas como substratos para detecção de moléculas de pesticidas via SERS. Para isto, microfibras de celulose catiônica foram produzidas a partir de bagaço de cana de açúcar por rota química gerando o material aqui chamado de cDAC. Então as microfibras foram depositadas por meio de filtração gravimétrica na superfície de papel filtro qualitativo, produzindo assim os filtros de cDAC. Soluções do pesticida 2,4-D em diferentes valores de pH foram filtradas no filtro modificado proposto. Resultados demonstraram não ser possível observar sinal Raman referente ao pesticida independentemente do pH avaliado. No entanto, quando utilizado o colóide de nanopartículas de prata (AgNPs), é possível observar diferença dos picos por meio do efeito SERS. Neste caso, ocorre uma supressão nos picos referentes ao filtro em baixo pH, o que corrobora com estudos que demonstram que a molécula do 2,4-D se apresenta na forma aniônica abaixo do seu pka (2,4), o que favorece a interação com o filtro catiônico proposto.
ItemTrabalho de conclusão de curso
Estudo de cargas não lineares na qualidade de energia elétrica
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-01-18) Silva, Fernando Victor ; Souza, Teófilo Miguel
Cargas não lineares são uma realidade crescente nas redes elétricas modernas, com a proliferação de dispositivos eletrônicos, inversores e retificadores. Essas cargas geram distorções na forma de onda da corrente e introduzem desafios significativos na qualidade da energia, bem como: distorção de harmônicas, na qual cargas não lineares produzem correntes não senoidais que resultam em harmônicos, prejudicando o funcionamento do equipamento sensíveis e afetando a eficiência do sistema elétrico. Além disso, podemos evidenciar a rápida variação de carga causada por cargas não lineares conhecidos como fenômeno de “flicker”, que é percebido como variações visuais de luz e é indesejável em aplicações sensíveis. Para isso será realizada uma análise harmônica para quantificar e caracterizar as distorções introduzidas pelas cargas, bem como métodos para mitigar tal fenômeno e consequentemente reduzir os impactos, cumprindo as normas e regulamentações exigidas. Por isso o estudo de cargas não lineares portanto, desempenha um papel fundamental na garantia de qualidade da energia elétrica em sistemas modernos. Compreender os efeitos das cargas, adotar medidas de mitigação, implementando técnicas que diminuam tais efeitos e cumprir as regulamentações são passos críticos para manter a eficiência e a confiabilidade dos sistemas elétricos.
ItemTrabalho de conclusão de curso
Resíduos orgânicos e galharia na revegetação de uma área degradada
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-05) Ozima, Milena Sayuri ; Cassiolato, Ana Maria Rodrigues ; Silva, Philippe Solano Toledo
O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul e a extensa transformação antrópica neste bioma possui potencial de produzir grandes perdas de biodiversidade, tornando o processo de recuperação mais complexo. Durante a década de 60, a construção da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, na divisa entre o estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul, gerou grandes extensões de áreas de ação antrópica, formando locais como as “áreas de empréstimo”, degradados pela retirada da camada superficial do solo, deixando as condições edáficas limitantes à regeneração natural. O experimento foi instalado para estudar os efeitos dos tratamentos do subsolo por mecanização (subsolagem e gradagem), da adição de resíduos orgânicos (lodo de esgoto- LOD e biocarvão oriundo da pirólise do bagaço da cana-de-açúcar- BIO) e do recobrimento parcial da superfície do solo com galharia, além de sementes de espécies nativas, visando a recuperação de uma área degradada. O presente trabalho objetivou avaliar a efetividade dos tratamentos por meio dos atributos químicos do subsolo, peso da matéria seca e colonização radicular por fungos micorrízicos arbusculares (FMA) e fungos endofíticos septados melanizados (ESM) autóctones da Aristida setifolia e na ocorrência de gramíneas de crescimento espontâneo, após 12 e 24 meses do início das intervenções. O trabalho foi conduzido na Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteira, em delineamento de blocos inteiramente casualizados, contendo 4 repetições, em parcelas de 5 x 5 m, espaçadas 2 m entre elas. Em esquema fatorial, foram estabelecidos 8 tratamentos, consistindo dos resíduos LOD e BIO, aplicados em 2 doses (0 e 20 t ha-1). As parcelas foram, posteriormente, subdivididas para receberem galharia, cobrindo cerca de 32% da área da parcela, e constituindo nos 2 tratamentos para SOMB (com e sem). Nos anos avaliados, a adição de resíduos orgânicos ao solo, na presença de sombreamento ou não, beneficiaram a fertilidade do solo, com aumento nos teores de P, pH, Ca2+, Mg2+ e diminuição do Al3+ e H+Al. Após 24 meses de estudo, a adição de BIO proporcionou maior esporulação de FMA no subsolo, com redução da colonização por ESM. No mesmo ano, o LOD, na presença de sombreamento, favoreceu a MSPI. Desta forma, o uso de resíduos orgânicos, associados ou não ao sombreamento beneficiam os processos de recuperação em áreas degradas.
ItemTrabalho de conclusão de curso
Efeito residual do pó de rocha de origem basáltica no plantio de cana-de-açúcar em ambiente restritivo: terceiro ano / segunda soca
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-24) Yano, Vitor Kendy ; Bolonhezi, Antônio Cesar
Práticas agrícolas para recondicionar o solo são fundamentais no crescimento das plantas e na busca por maior produtividade e sustentabilidade dos recursos, fontes alternativas são oportunidades de mineralizar o solo. Dessa forma, o pó de rocha pode se tornar um aliado na produção visando o equilíbrio da fertilidade a longo prazo. Os experimentos foram instalados no município de Aparecida do Taboado-MS, sendo uma dose à lanço e a outra sem e ambos com cinco doses no sulco de plantio e dessa forma realizadas quatros avaliações biométricas e uma tecnológica. Maiores médias foram com os tratamentos com pó a lanço em especial para açúcares totais recuperáveis (ATR), toneladas de cana para hectare (TCH) e número de colmos (NC). Doses no sulco entre 0,5 a 1,5 T obtiveram resultados significativos para comprimento de colmo (CC), massa de colmo (MC) e número de colmo (NC) em seus tratamentos. Esse trabalho teve como objetivo avaliar dados biométricos e químicos da cana de açúcar, cultivar CTC 4 em 2 doses a lanço e 5 doses no sulco de plantio.