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Submissões Recentes

PublicaçãoTese de doutorado
A temática ambiental no currículo dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Araraquara-SP: um estudo a partir dos livros didáticos
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-03-14) Angeli, Thaís ; Kerbauy, Maria Teresa Miceli ; Faculdade de Ciências e Letras ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O presente trabalho buscou investigar, por meio dos livros didáticos utilizados pela rede municipal de ensino de Araraquara-SP, que temas ambientais são abordados nos componentes curriculares de Arte, Ciências, Geografia, História, Língua Portuguesa e Matemática, nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como que macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental (EA) podem ser identificadas nessas abordagens. Nessa direção, a pesquisa apresenta abordagem qualitativa e consiste em uma pesquisa documental, que teve como objeto de estudo os livros didáticos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da coleção “A Conquista”, publicada pela editora FTD Educação e obra integrante do PNLD 2023. A pesquisa também é orientada pelo referencial teórico-metodológico da abordagem histórico-cultural, que compreende o ato da pesquisa como uma relação dialógica entre sujeitos. Nesse caso, os diálogos foram estabelecidos com os textos dos livros didáticos, considerando-os como um gênero do discurso, e as análises foram conduzidas por meio da construção de núcleos de significação. Dessa forma, a EA foi identificada em todos os anos iniciais do ensino fundamental e em todos os componentes curriculares analisados, totalizando 119 temas ambientais, os quais deram origem a quatro núcleos de significação: 1) Interferências antrópicas e seus impactos negativos no meio ambiente; 2) Conhecimentos e valores voltados ao entendimento, conservação e preservação da natureza; 3) Propostas e práticas de enfrentamento dos problemas socioambientais; e 4) Meio ambiente e o sistema capitalista de produção. As disciplinas de Geografia e Ciências foram as que abordaram mais questões ambientais e foi no 5º ano que estas tiveram maior destaque também, tanto em relação ao número de temas abordados, quanto na maior ocorrência de temas que foram específicos àquela disciplina ou àquele ano, enquanto Arte foi a disciplina com menor diversidade de questões ambientais. As abordagens de questões relacionadas à temática ambiental foram predominantemente sob o enfoque de conhecimentos e valores voltados ao entendimento, conservação e preservação da natureza ou de propostas e práticas de enfrentamento dos problemas socioambientais. Em relação à abordagem menos frequente nos livros didáticos analisados, está se caracterizou pelos temas que, direta ou indiretamente, apontavam para relações que podem ser estabelecidas entre questões socioambientais e o sistema capitalista de produção. Os resultados também mostraram que, embora a EA esteja presente em todos os anos iniciais do ensino fundamental e em todos os componentes curriculares analisados, a sua abordagem ainda está predominantemente alinhada às macrotendências político-pedagógicas conservacionista e pragmática. Alguns aspectos relacionados à vertente crítica da EA foram contemplados nos livros didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental, entretanto, é possível perceber que essa inserção ocorre em momentos bastante pontuais, na maioria das vezes não é explorada ou problematizada e, quase que exclusivamente, aparece somente no manual do professor. Isso sugere que ainda há desafios quanto à efetiva transversalidade e à politização das questões socioambientais, fundamentais para uma formação cidadã e transformadora.
PublicaçãoDissertação de mestradoAcesso Aberto Acesso Aberto
A COVID-19 em Presidente Prudente e Botucatu (SP) e a vulnerabilidade social
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-03-21) Lima, João Pedro Pereira Caetano de ; Guimarães, Raul Borges ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Esta dissertação de mestrado realizou uma análise espacial de infecção e óbito por COVID-19 nos municípios de Presidente Prudente e Botucatu – SP. Tendo em vista que a pandemia acabou, mas que estamos, e iremos, conviver com o vírus por muitos anos, estudos continuados sobre os impactos da doença na vida das pessoas é pertinente. A escolha de tais municípios se justifica pela falta de estudos e análises intramunicipais de municípios de porte médio do Estado de São Paulo que são considerados diretamente responsáveis pela dinâmica de difusão espacial da COVID-19, atuando como centros dispersores do vírus no interior do Estado. Utilizando-se de dados compilados nos centros de Vigilância Epidemiológica e da Assistência Social destes dois municípios, o presente estudo efetua uma série de análises espaciais e geoestatísticas, bem como utiliza da estatística descritiva para identificar padrões comuns aos dois municípios, especialmente, nas áreas de maior vulnerabilidade social. Além de identificar áreas de maiores concentrações de casos e óbitos por COVID-19, é desenvolvido o Índice de Propensão à Vulnerabilidade (IPV) para identificar áreas de maior vulnerabilidade social. Assim, o trabalho contribui em metodologias de análise espacial através dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) não somente para a compreensão da COVID-19, mas compondo um rol de ferramentas a partir do desenho metodológico seguido para aplicação em outras síndromes respiratórias graves. Os resultados obtidos no final da dissertação de mestrado compreendem uma cartografia de síntese das vulnerabilidades da COVID-19 nas cidades estudadas. Destarte, permite o avanço na análise espacial de doenças infectocontagiosas e para outras ondas da COVID-19, bem como poderá colaborar com o planejamento urbano em saúde, apontando áreas prioritárias para vigilância em futuros surtos da doença e para ações de educação contínua.
PublicaçãoTese de doutoradoAcesso Aberto Acesso Aberto
As marcas na adolescência: das dores do bullying ao sentimento de pertencimento
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-04-24) Bomfim, Sanderli Aparecida Bicudo ; Tognetta, Luciene Regina Paulino ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O sentimento de pertencimento, além de atender a uma necessidade humana essencial, desempenha um papel crucial na construção da identidade também na adolescência. Participar de um ambiente escolar onde o estudante se sente pertencente deixa marcas positivas e duradouras na sua vida. Em contraste, o bullying emerge como uma marca negativa, muitas vezes imperceptível externamente, gerando cicatrizes e atingindo profundamente os adolescentes. O entendimento da complexa interação entre o sentimento de pertencimento e o bullying oferece uma chave importante para a promoção de ambientes escolares saudáveis. Nesse contexto, os problemas desta investigação foram: "existirá uma relação entre o sentimento de pertencimento escolar e os envolvidos em situações de bullying na percepção de adolescentes?”, “haverá uma relação entre o sentimento de pertencimento escolar e a forma pela qual envolvidos em situações de bullying agem quando se percebem como espectadores?” e “haverá uma relação entre o sentimento de pertencimento escolar e a existência de Equipes de Ajuda na escola?”. Para responder essas questões tivemos como objetivos principais: identificar o sentimento de pertencimento escolar dos e das adolescentes; verificar se há relação entre o sentimento de pertencimento e percepção do envolvimento de adolescentes em situações de Bullying nos diferentes papéis (autor, alvo ou espectador); verificar se há relação entre o sentimento de pertencimento e as diferentes atuações como espectadores de situações de Bullying (defensor, reforçador e passivo); verificar se há relação entre o sentimento de pertencimento e a variável ter ou não Equipes de Ajuda implantadas em sua escola e verificar se há relação entre o sentimento de pertencimento e a variável ser membro (ou não) das EAs e, por objetivos secundários: verificar se existem relações entre o sentimento de pertencimento e as variáveis raça e gênero; verificar se existem relações entre o sentimento de pertencimento e o tipo de escola (particular ou pública) e encontrar evidências de validação da escala de pertencimento escolar. Nossa pesquisa, de caráter descritivo exploratório, com abordagem quantitativa, contou com uma amostra formada por 3.276 estudantes do 7º ao 9º ano de escolas públicas e particulares brasileiras. O instrumento utilizado foi um questionário on-line, com quatro seções com perguntas fechadas, sendo a primeira composta por questões de caracterização da amostra); a segunda sobre os papéis na intimidação; a terceira se refere à atuação como espectadores nas vitimizações (defensores, reforçadores ou passivos) e, por fim, a quarta com itens referentes ao sentimento de pertencimento escolar, utilizando a escala PSSMS - Psychological Sense of School Membership Scale (Goodenow, 1993). Os resultados mostraram que estudantes com escores maiores de pertencimento escolar apresentam menor envolvimento em situações de bullying e que o sentimento de pertencimento escolar possui uma relação fraca, mas significativa, com os diferentes tipos de espectadores em situações de bullying, positivo para espectadores defensores e negativa para espectadores reforçadores e passivos. Quanto à presença de Equipes de Ajuda (EAs) nas escolas não apresenta impacto direto no pertencimento escolar dos estudantes da escola, mas ser membro ativo dessas equipes eleva os escores de pertencimento dos seus membros.
PublicaçãoDado de pesquisaAcesso Aberto Acesso Aberto
Influência da cor na usabilidade de utensílios de cozinha: abordagem ergonômica
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-04-16) Alves, Ana Laura ; Paschoarelli, Luis Carlos ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
PublicaçãoDissertação de mestradoAcesso Aberto Acesso Aberto
Inteligência competitiva e mercado editorial brasileiro: potencialização da cultura do livro no país
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-02-25) Pedersoli, Ana Clara Leite ; Valentim, Marta Lígia Pomim ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O mercado editorial de livros brasileiro, desde seus primórdios, é dependente dos cenários político, social, cultural, educacional e econômico do País e, sendo assim, sempre tem a necessidade de se adaptar às mudanças. Esta pesquisa destaca as dificuldades que afetaram e afetam este mercado, seja diretamente como a censura de livros (com ênfase para o período ditatorial no Brasil) e as crises econômicas, seja indiretamente como o avanço das tecnologias de informação e comunicação, que com o advento da rede Internet e da criação de streamings de músicas e filmes, competem com o livro e a leitura como objetos de lazer. Com a atual crise do mercado editorial, marcada pelo fechamento de grandes redes de livrarias, este estudo objetivou analisar os mercados tradicional e emergente de livros no Brasil, partindo da problemática : De que maneira a aplicação da inteligência competitiva pode ajudar o mercado editorial brasileiro a superar desafios e impulsionar seu crescimento em um ambiente marcado por mudanças constantes e incertezas? No que tange aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é de natureza qualitativa e, inicialmente, parte de uma revisão sistemática de literatura aplicada aos temas ‘mercado editorial’ e ‘inteligência competitiva’ no campo científico da Ciência da Informação. Posteriormente, realizou-se uma pesquisa de campo junto às editoras (representando o mercado tradicional) e aos clubes de assinatura de livros (representando o mercado emergente), cuja coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de entrevistas e questionários junto à população alvo. Em relação aos procedimentos de análise dos dados coletados, aplicou-se o método Análise Textual Discursiva para caracterizar o mercado e alicerçar a elaboração das diretrizes voltadas tanto ao mercado tradicional quanto ao mercado emergente. Como resultado da pesquisa foram propostas diretrizes para a aplicação da inteligência competitiva no contexto do mercado editorial brasileiro, a partir da identificação de forças e fraquezas, combate às possíveis ameaças e aproveitamento de oportunidades que possam surgir. Evidenciou-se a necessidade de explorar ainda mais esta temática, enfocando os demais representantes do mercado editorial, bem como constatou-se a urgência em se ressignificar o livro para a população brasileira e para o próprio mercado, de modo a valorizar os hábitos de leitura e do livro para além de considerá-lo um produto, mas um disseminador de ideias, cultura e informação.