Logo do repositório

Apresentação

O REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UNESP tem como objetivo armazenar, preservar, divulgar e permitir o acesso aberto a documentos científicos, acadêmicos, artísticos, técnicos, bem como dados e plano de gestão produzidos por pesquisadores e estudantes da UNESP.

Dúvidas

Caso possua dúvidas consulte um bibliotecário (de segunda a sexta das 09h às 12h, exceto feriados):  Atendimento online

Ou você pode enviar sua dúvida pelo formulário:  Envie sua dúvida

Acesso Aberto

O Acesso Aberto envolve a disponibilização da produção intelectual online, sem custos, podendo ter algumas restrições com relação à utilização dessa produção. Possibilita maior visibilidade do trabalho dos autores, aumenta a acessibilidade dos leitores, ampliando o impacto da universidade e de sua produção intelectual sobre a sociedade.

 

Comunidades no Repositório Institucional UNESP

Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções

Submissões Recentes

PublicaçãoTrabalho de conclusão de cursoAcesso aberto Acesso aberto
Projeto de estaqueamento com estacas hélice continua e definição do comprimento das mesmas, para um edifício de 17 pavimentos na cidade de São Paulo (SP)
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-06-24) Caseri, Vitor Lopes ; Alcântara, Marco Antônio de Morais ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
O presente trabalho consiste no dimensionamento de um projeto de estaqueamento e determinação do comprimento da fundação de um edifício de 17 pavimentos na cidade de São Paulo (SP), com aplicação de estacas hélice contínua. Primeiramente foi necessário avaliar a planta de pilares e as características do subsolo no qual se construiu o edifício. Em seguida, foi definida a quantidade de estacas por pilar, bem como seus respectivos diâmetros e comprimentos, estendendo-se pelo dimensionamento das barras de arranque dos pilares, de 16 mm de diâmetro e 4 m de comprimento. Levantado o quantitativo de aço e de concreto C30, para se chegar ao custo da execução das estacas. Para as estacas foram definidos os diâmetros 50 e 60 cm, bem como o número de barras de aço CA50A para cada diâmetro. O comprimento das estacas foi feito pelo método de Alonso (2012), já os outros dimensionamentos seguiram as premissas de normas específicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Com os resultados obtidos foi possível concluir que as estacas hélice contínua são seguranças e têm um custo competitivo.
PublicaçãoTrabalho de conclusão de curso
Análise dos fatores socioeconômicos na adoção de um sistema de relacionamento com o cliente em pequenas e médias empresas
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-06-07) Grechi, Vinicius Sônego ; Cervi, Ricardo Ghantous ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A competitividade no mercado atual exige que pequenas e médias empresas (PMEs) adotem tecnologias capazes de otimizar processos e fortalecer o relacionamento com seus clientes. Nesse contexto, os sistemas de Customer Relationship Management (CRM) se destacam como ferramentas estratégicas. Este estudo teve como objetivo analisar como os fatores socioeconômicos influenciam a adoção de sistemas de CRM por PMEs brasileiras. A metodologia utilizada foi de caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, por meio da aplicação de um questionário estruturado a 34 gestores de micro e pequenas empresas de diferentes setores. Os resultados apontam que, variáveis como nível de escolaridade dos gestores, acesso a recursos financeiros, localização geográfica e grau de familiaridade com tecnologias digitais impactam diretamente na decisão de adoção de sistemas de CRM. Empresas localizadas em centros urbanos, com maior acesso à qualificação e crédito, apresentaram maior propensão à implementação desses sistemas. Conclui-se que, além dos benefícios operacionais, fatores socioeconômicos exercem papel determinante na adoção de tecnologias de relacionamento com clientes. Assim, políticas de incentivo à capacitação tecnológica e ao acesso ao crédito podem ser fundamentais para ampliar a digitalização das PMEs no Brasil.
PublicaçãoTrabalho de conclusão de cursoAcesso aberto Acesso aberto
Lean Seis Sigma aplicado no gerenciamento de uma empresa júnior de Engenharia Mecânica
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-06-27) Andrade, Amanda de Brito Mattar ; Menezes, Miguel Ângelo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Planejamento estratégico de uma empresa em fase de criação ou reestruturação busca tornar sua inserção no mercado impactante e competitiva, inovando e criando soluções inteligentes, introduzindo o conceito de Design Thinking e Lean Manufacturing; dessa forma, transformando-a e a orientando para a estratégia. A filosofia da manufatura enxuta, trata da eliminação de desperdícios, produzindo apenas o necessário, com melhorias contínuas e compromisso com a qualidade da produção. Essa metodologia torna-se ainda mais relevante com os avanços da globalização, na qual as indústrias têm realizado uma automação de serviços em grande escala e, neste cenário, necessitam de uma alta qualidade operacional. Assim, pode-se analisar um modelo de negócios diferente que pode tornar o ambiente da empresa aberto a inovações no seu setor de atuação. Neste trabalho, analisa-se os resultados práticos de uma gestão empresarial, utilizando a ferramenta Business Process Management, mais especificamente, Objectives and Key Results, com o propósito de se estabelecer um planejamento estratégico assertivo, que possa ser empregado em todas as áreas da Empresa Júnior Precisão Engenharia. Os resultados obtidos no presente trabalho, portanto, reforçam a eficácia da abordagem Lean na promoção de melhorias contínuas e sustentáveis no ambiente organizacional de Empresas Júniores.
PublicaçãoDissertação de mestrado
Escalonamento de cultivo submerso utilizando microrganismo do gênero Streptomyces para uso na agricultura
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-04-04) Ostrufka, Gabryely Eloisa Henares ; Baptista Neto, Álvaro de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Este projeto teve como objetivo principal o escalonamento de um bioprocesso submerso aeróbio utilizando um microrganismo do gênero Streptomyces spp., partindo de um biorreator de 4 litros para uma escala de 100 litro. Foram realizadas as caracterizações dos biorreatores de 4 e 100 litros quanto à geometria e o coeficiente de transferência de oxigênio (kLa). Além disso, obtevese também os valores da velocidade na ponta do impelidor (Vtip) nas duas escalas. Com base nesses dados, foi definida uma estratégia de cultivo otimizada para o aumento de escala, visando manter as condições ideais para o crescimento do microrganismo. O cultivo em escala de 100 litros atingiu uma concentração celular abaixo do esperado, porém observou-se um aumento significativo de 3,5 vezes na produção de quitinase, uma enzima de interesse industrial. Esse incremento na produção de quitinase e a redução de concentração celular foi associado a condições de estresse geradas pela demanda de oxigênio dissolvido no cultivo pelo microrganismo não suprida pelas condições de cultivo definidas em escala piloto, o que pode ter induzido uma resposta metabólica diferenciada no microrganismo. Apesar da variação na concentração celular, os perfis de pH ao longo do cultivo apresentaram grande similaridade entre as duas escalas. Os resultados destacaram desafios associados à manutenção das condições ideais de cultivo em diferentes escalas e os impactos dessas variações na produção de biomassa e metabólitos, sendo necessário estudos posteriores para melhor entendimento e definição dos parâmetros operacionais do cultivo em escala de 100 litros.
PublicaçãoTrabalho de conclusão de cursoAcesso aberto Acesso aberto
Criação e manejo de bezerras leiteiras
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-06-25) Suda, Beatriz Emiko ; Santos, Renata Negri dos ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A criação de bezerras leiteiras representa uma das etapas fundamentais no ciclo produtivo da bovinocultura leiteira. O manejo adequado de bezerras leiteiras é essencial para garantir o desenvolvimento saudável dos animais, influenciando diretamente seu desempenho produtivo e reprodutivo na vida adulta. As decisões tomadas nas primeiras semanas de vida impactam de forma significativa a saúde, o crescimento, o bem-estar e a longevidade das futuras vacas do rebanho, refletindo-se na eficiência e na sustentabilidade da atividade leiteira. Este trabalho teve como objetivo realizar uma revisão sistemática sobre as práticas de manejo aplicadas às bezerras leiteiras, abrangendo aspectos relacionados ao contexto atual da pecuária leiteira e fases de criação (cria, recria e produção), com ênfase no manejo alimentar, sanitário, instalações e ambiência, crescimento e desenvolvimento, bem-estar e comportamento, além de tecnologias emergentes. A metodologia consistiu na seleção criteriosa de publicações científicas indexadas nas bases de dados Google Acadêmico, PubMed, SciELO e Scopus, com foco em estudos que avaliaram os impactos das diferentes estratégias de manejo sobre o desempenho zootécnico, a saúde e o bem-estar dos animais. Observou-se que práticas nutricionais adequadas, protocolos sanitários eficientes, condições ambientais otimizadas e manejos adequados são determinantes para o bom desenvolvimento das bezerras. Além disso, a adoção de tecnologias de monitoramento e automação surge como uma ferramenta promissora para a melhoria da eficiência e sustentabilidade dos sistemas produtivos. Conclui-se que a integração de manejos baseados em evidências científicas pode promover uma criação mais eficiente, saudável e ética, contribuindo para a produtividade e longevidade das vacas leiteiras.