Apresentação

O REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UNESP tem como objetivo armazenar, preservar, divulgar e permitir o acesso aberto a documentos científicos, acadêmicos, artísticos, técnicos, bem como dados e plano de gestão produzidos por pesquisadores e estudantes da UNESP.

Dúvidas

Caso possua dúvidas consulte um bibliotecário (de segunda a sexta das 09h às 12h, exceto feriados):  Atendimento online

Ou você pode enviar sua dúvida pelo formulário:  Envie sua dúvida

Acesso Aberto

O Acesso Aberto envolve a disponibilização da produção intelectual online, sem custos, podendo ter algumas restrições com relação à utilização dessa produção. Possibilita maior visibilidade do trabalho dos autores, aumenta a acessibilidade dos leitores, ampliando o impacto da universidade e de sua produção intelectual sobre a sociedade.

Tutoriais de autoarquivamento

Teses e Dissertações  https://hdl.handle.net/11449/251424

Trabalho de conclusão de residência (TCR)  https://hdl.handle.net/11449/251298

 

Comunidades no Repositório Institucional Unesp

Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções

Submissões Recentes

ItemTese de doutorado
Caracterização elétrica de um jato de plasma frio no final de um tubo plástico flexível para aplicações biomédicas
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-06) Petroski, Kleber Alexandre; Kostov, Konstantin Georgiev [UNESP]; Nascimento, Fellype do
Um sistema de jato de plasma frio transferido foi caracterizado quanto à corrente de fuga através das paredes do tubo flexível do jato, bem como a potência dissipada na pluma do jato. Para caracterizar a corrente de fuga, uma seção do tubo do jato de plasma transferido foi envolvida por uma folha de Al aterrada e a corrente que passava por esse foi medida enquanto o jato de plasma incidia sobre um alvo metálico aterrado, e a influência de alguns parâmetros sobre o sistema foi analisada. Para determinar a potência dissipada na pluma, além da configuração usualmente utilizada do jato de plasma com a pluma acesa, empregou-se uma configuração em que a pluma de plasma foi suprimida. Então, a influência dos principais parâmetros da descarga sob a potência em ambas as configurações foi analisada. As capacitâncias dielétricas e do sistema também foram analisadas para ambas as configurações. Em relação a corrente de fuga através do tubo, verificou-se que a corrente de fuga depende da relação entre as impedâncias da folha de Al e do alvo, e da tensão de ruptura da pluma. A corrente de fuga não depende da posição do tubo em que a folha de Al está. Quanto à potência da pluma, concluiu-se que, comparativamente, a potência dissipada na descarga primária e tubo flexível pode ser considerada constante em relação a potência dissipada na pluma com a alteração da maioria dos parâmetros.
ItemDissertação de mestrado
Práticas corporais de aventura na educação infantil: uma proposta para crianças de cinco anos
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-19) Souza, Ana Paula de Jesus; Silva, José Ricardo
A Educação Física, enquanto componente curricular, é dotada de saberes referentes às manifestações culturais corporais, os quais devem fazer parte do repertório dos estudantes de toda a Educação Básica. Todavia, de modo geral, a Educação Física na Educação Infantil ainda apresenta tendências biologizantes atreladas ao desenvolvimento motor, desconsiderando o brincar como forma de ensino. Para a teoria histórico-cultural, a brincadeira de faz de conta é entendida como atividade principal do desenvolvimento infantil, portanto, via privilegiada para a promoção do desenvolvimento infantil. As práticas corporais de aventura (PCAs) vêm ganhando destaque na mídia, e atraem público para as diferentes experiências nos espaços públicos e privados. Nessa direção, o município de Cotia-SP tem se destacado nacionalmente como destino de ecoturismo e defende, no currículo escolar, a interdisciplinaridade no ensino associado ao contexto social dos estudantes que vivem em uma cidade turística e não têm acesso aos espaços de lazer. Embora as PCAs não sejam contempladas, de maneira explícita na Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil, são consideradas importantes para o desenvolvimento humano. Nesse contexto geral é que surgiu a questão norteadora deste estudo: é possível tratar as PCAs, na Educação Infantil? Assim, a proposta deste trabalho foi desenvolver o objeto de conhecimento práticas corporais de aventura, utilizando, como forma pedagógica, o brincar de faz de conta. O objetivo deste estudo foi planejar, organizar e propor uma sequência de aulas que focaliza pedagogicamente as vivências das práticas corporais de aventura (PCAs), a fim de possibilitar às crianças uma aproximação dos conhecimentos sobre esse tema. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, adotando o método da pesquisa-ação. A amostra foi composta por 30 crianças, de ambos os gêneros, com idade de cinco anos, matriculados na Educação Infantil da escola E. M. Bairro São Miguel do município de Cotia SP. A coleta de dados se deu através de gravações, fotos, vídeos e anotações em diário de campo. A análise desses dados foi realizada com a leitura minuciosa do do diário, codificação e categorização embasada nas três dimensões do conteúdo: Conceitual, Atitudinal e Procedimental. Nesse momento, buscou-se facilitar a verificação do conhecimento apropriado pelas crianças. Os resultados indicaram que, durante o processo, houve envolvimento e motivação das crianças nas vivências, devido à contextualização das práticas com a brincadeira de faz de conta, própria da infância. As imprevisibilidades não se apresentaram como empecilho para a execução da unidade didática, e as possibilidades justificaram a presença das PCAs nas aulas de EF para o público em questão. Concluímos que o conteúdo práticas corporais de aventura se mostrou um conteúdo possível de se desenvolver na Educação Infantil, com crianças de cinco anos, desde que com o devido trato didático pedagógico. A brincadeira de faz de conta, atividade típica da infância, facilitou a apropriação do conteúdo, contribuindo com o desenvolvimento das crianças. A experiência relatada traz aportes para referenciar, coadjuvar e influenciar novas propostas, pesquisas e intervenções da Educação Física na Educação Infantil, uma vez que foram apresentadas as perspectivas alcançadas, por meio da implementação dessa unidade didática.
ItemDissertação de mestrado
Avaliação das propriedades biológicas do Osteoglass®: estudo in vivo
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-01) Marques, Nathalia Caetano; Pereira Filho, Valfrido Antonio [UNESP]
Diante dos desafios da reconstrução de defeito ósseos extensos, o uso de enxertia óssea ou biomateriais é indicado, sendo necessário o estudo de materiais sintéticos que possibilitem a viabilidade dos processos regenerativos e reparadores, a fim de compreender seu mecanismo no processo de reparo ósseo. Este estudo teve como objetivo avaliar os efeitos biológicos de um biovidro nacional (Osteoglass OrthoTrauma®) no reparo de defeitos ósseos críticos, criados na calvária de ratos, por meio de análise histológica, histomorfométrica e imunoistoquímica. Para tanto, foram utilizados 54 ratos machos adultos da espécie Rattus norvegicus, variação albinus, Wistar, com idade de 3 a 4 meses, divididos em 3 grupos: OG (grupo Osteoglass OrthoTrauma®), BO (grupo Bio-Oss®) e CO (grupo coágulo). Foi realizado defeitos ósseos críticos, com 8mm de diâmetro interno, e posteriormente preenchidos com coágulo ou com os biomateriais. Os grupos foram subdivididos em 3 grupos contendo 6 animais cada um, de acordo com o período de eutanásia: 7, 15 e 30 dias. Decorridos os períodos experimentais, os animais foram eutanasiados e a calvaria foi removida para realização das análises. Os dados histomorfométricos foram submetidos a análise por ANOVA Two-Way, complementado com pós-teste de Tukey. O nível de significância foi de 5%. A análise histomorfométrica demonstrou potencial de neoformação óssea semelhante para os biomateriais em todos os períodos de tempo avaliados, mas sem diferença estatística significativa (p>0,05). Na análise imunoistoquímica, aos 7 dias: o grupo CO foi o único a apresentar marcação para RUNX2 (fator de transcrição run-related), de forma discreta; a proteína PECAM (molécula de adesão celular endotelial plaquetária) marcou de forma discreta somente para CO e BO; OPN (osteopontina) marcou de forma discreta para CO e BO, e moderada para OG. Aos 15 dias: a proteína PECAM marcou de forma moderada para o CO, discreta para BO e de discreta a moderada para o grupo OG; OPN marcou apresentou marcação discreta nos 3 grupos; por fim, aos 30 dias, OCN (osteocalcina) apresentou marcação somente para BO e OG, de forma moderada; uma vez que a TRAP (fosfatase ácida resistente em tartarato) marcou de forma discreta no grupo OG e BO. Portanto, o Osteoglass® demonstrou comportamento osteocondutor no reparo ósseo de defeitos críticos.
ItemDissertação de mestrado
Eficácia da metformina em gestantes com SOP na redução do aborto espontâneo e do diabetes mellitus gestacional: overview of reviews
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-26) Nassif, Damaris Souza; Abbade, Joelcio Francisco [UNESP]
Introdução: Existem estudos randomizados e observacionais sobre a eficácia da metformina na gravidez para reduzir a incidência de abortamento e de diabetes mellitus gestacional (DMG) em mulheres com o diagnóstico de síndrome dos ovários policísticos (SOP). Porém algumas revisões sistemáticas com estes estudos primários têm apresentado resultados conflitantes em relação ao tamanho do efeito e a precisão desta intervenção. Objetivo: Realizar uma visão geral de revisões sistemáticas (RSs) (overview of reviews) que estudaram os efeitos da metformina, versus placebo ou nenhuma intervenção, usada gestantes com diagnóstico pré-concepcional de SOP para reduzir a incidência de aborto espontâneo e diabetes gestacional . Métodos e análises: Foi realizada uma overview of reviews. Fizemos a busca na literatura por estudos sobre o tema nas bases de dados Embase; PubMed; Biblioteca Virtual em Saúde (LILACS); Cochrane Central Register of Controlled Trials. Idioma, status de publicação e filtros indexados ou publicados por ano não foram aplicados. Dois revisores completaram independentemente a triagem e seleção dos artigos, avaliação de qualidade, avaliação de risco de viés e coleta de dados. Sintetizamos os resultados das revisões incluídas em um resumo narrativo. Para avaliação da qualidade dos estudos incluídos e o risco de viés utilizamos as ferramentas AMSTAR 2 e ROBIS, respectivamente. Verificamos a força de recomendação sobre o uso da intervenção através da ferramenta GRADE apresentada nos estudos. Resultados: Foram incluídas 13 RS, com somente ensaios clínicos randomizados (ECR) (4/13) ou ECRs e estudos observacionais (9/13), que foram publicados entre 2011 e 2022. Em relação ao abortamento espontâneo, houve nove RSs que apresentaram esse desfecho, sendo que quatro estudos apresentaram redução de sua incidência com precisão estatisticamente significante (OR 0,19; IC95% 0,12 - 0,28 - maior tamanho de efeito e melhor precisão). Outros cinco estudos não mostraram resultados significativos. Quanto ao DMG, seis estudos (6/11) apresentaram resultados em efeito significativo, com destaque um deles que demonstrou uma redução do efeito entre 76% e 94% (OR 0,12; IC85% 0,06 - 0,24). Todos os estudos apresentaram qualidade “criticamente baixa” pelo AMSTAR2 e somente um estudo apresentou “baixo risco de viés”. O GRADE não foi apresentado em 12 das 13 revisões sistemáticas e a que apresentou o fez inadequadamente. Conclusão: Nossos resultados enfatizam a importância de uma avaliação crítica das evidências disponíveis e destacam a necessidade contínua de pesquisas bem planejadas e conduzidas para avaliar as o uso da metformina para prevenir o abortamento espontâneo e DMG em gestantes com SOP. Isso é essencial para formular de diretrizes, orientar tomadores de decisões e implementação de políticas de saúde, garantindo que as intervenções adotadas sejam baseadas em evidências sólidas e confiáveis.
ItemDissertação de mestrado
Cárie dentária em crianças de 5 anos de idade: situação atual na cidade de Araraquara, SP
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-01) Castilho, Giovanna Torqueto; Pardi, Vanessa; Tagliaferro, Elaine Pereira da Silva {UNESP]
A cárie dentária é considerada um problema de saúde pública global, que afeta principalmente crianças. O conhecimento e compreensão sobre a saúde bucal tem grande impacto na prevenção e tratamento da doença cárie e, durante a infância, os pais, principalmente as mães, são quem tomam decisões sobre a saúde da criança. Durante a consulta odontológica o profissional deve conversar com o paciente e seu responsável sobre os principais problemas de saúde bucal e quais tratamentos disponíveis para o caso. Atualmente a Odontologia preza por tratamentos minimamente invasivos e entre eles está o Diamino Fluoreto de Prata (DFP). Esse material é muito bem aceito em crianças pequenas, de fácil aplicação, baixo custo, e não requer remoção da cárie, porém sua desvantagem é a pigmentação da superfície dentária cariada. Com isso os objetivos deste estudo foram: 1.avaliar fatores familiares associados à cárie dentária de pré-escolares de 5 anos e 2.avaliar a aceitação do tratamento com DFP pelos responsáveis por essas crianças. Este estudo foi realizado com crianças pré-escolares matriculadas em escolas da cidade de Araraquara/SP, Brasil. A coleta de dados foi realizada por meio de aplicação de questionário aos responsáveis e dados coletados em exame bucal dos respectivos filhos(as). As questões referiam-se a informações socioeconômicas, demográficas, sobre a rotina da família, sobre saúde bucal do responsável e também sobre a saúde bucal da criança. Utilizou-se o índice ceod e o índice SiC (Significant Caries Index) para avaliação de cárie, de acordo com exame proposto pelo SB Brasil e Organização Mundial da Saúde. Foi realizada análise descritiva, teste do Qui-quadrado e modelos de regressão logística múltipla, através do software SPSS (v.28.0.0.1), considerando um nível de significância de 5%. No Estudo 1, verificou-se um índice ceod de 1,14 (DP=2,24) e índice SiC de 3,46 (2,69). Aquelas crianças pertencentes a famílias de menor renda, que não tinham a visita ao dentista como prioridade, cujos cuidadores tinham a percepção de não apresentarem, eles mesmos e suas crianças, boa saúde oral apresentaram mais chance de ter lesões de cárie, enquanto aquelas crianças cujos responsáveis os ajudavam durante escovação pelo menos 1x/dia todos os dias ou alguns dias na semana tiveram menos chance de apresentar cárie dentária. No Estudo 2, os resultados revelaram que grande parte dos responsáveis (34,7%) aceitaria o tratamento com DFP em qualquer dente decíduo, enquanto 26,1% aceitariam em qualquer dente e 5,1% só aceitariam em dentes "posteriores". Aproximadamente 20,6% dos responsáveis não aceitariam o tratamento. Os responsáveis de menor renda e os que acreditavam que seus filhos necessitavam de tratamento odontológico atualmente tiveram mais chance de aceitar o tratamento com DFP. Os resultados desse estudo mostram que a prevalência de carie dentaria em crianças de 5 anos na cidade de Araraquara é baixa, que características familiares como renda, percepção de saúde bucal, assistência com escovação e importância e cuidado com saúde bucal afetam a presença de cárie em pré-escolares, e que a aceitação do tratamento com DFP é influenciada pela renda mensal e percepção de necessidade de tratamento atual da criança. A atitude dos responsáveis em relação à saúde bucal parece exercer uma influência significativa sobre a saúde dentária de seus filhos.