Publicação: Avaliação da adição de inulina sobre a microbiota intestinal residente em Simulador do Ecossistema Microbiano Humano (SEMH)
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Faria, João Bosco 

Sivieri, Katia 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Farmácia-Bioquímica - FCFAR
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
Not available
Resumo (português)
Durante a última década, o interesse por alimentos nutritivos e funcionais aumentou exponencialmente, tanto pelos consumidores quanto pelas indústrias alimentícias. Dessa forma, pesquisas com ingredientes prebióticos, os quais comprovem os efeitos benéficos para a saúde tem se tornado essenciais. O objetivo deste trabalho consiste em avaliar a ação da ingestão de inulina sob a microbiota intestinal por meio de sistema dinâmico in vitro - Simulador do Ecossistema Microbiano Humano (SEMH).Foram realizados dois experimentos no SEMH, sendo um com 2,5 g de inulina/dia (Tratamento 1) e outro com adição de 1,25 g de inulina/dia (Tratamento 2). Nos dois experimentos, a inulina entrou uma vez ao dia, durante duas semanas no SEMH, onde as condições de pH, tempo de residência e temperatura foram controladas e semelhantes ao trato gastrintestinal humano. A análise da composição da microbiota intestinal foi baseada na enumeração de Lactobacillus spp., Bifidobacterium spp., Anaeróbios totais, Anaeróbios facultativos, Clostridium spp., Enterococcus spp. e Enterobactérias. A produção de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) foi verificada utilizando cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) e a produção de íons de amônio por medidor de íon seletivo. Durante o período de tratamento 1, um aumento significativo nas populações de Lactobacillus spp. e Bifidobacterium spp. foi observado, bem como um crescimento de Clostridium ssp. A análise mostrou um aumento de AGCC expressiva na produção de acetato, propionato e butirato em todos os segmentos do cólon (p <0,01). Além disso, as concentrações de amônio diminuíram (p <0,05) durante o mesmo período na maioria dos compartimentos. Já os resultados do tratamento 2 apontaram um leve aumento nas populações de Lactobacillus spp. e Bifidobacterium spp. e na de Clostridium spp...
Descrição
Palavras-chave
Inulina, Prebióticos, Alimentos funcionais, Lactobacillus, Bifidobacterium, Functional foods
Idioma
Português
Como citar
BUCCI, Thaís Fávaro. Avaliação da adição de inulina sobre a microbiota intestinal residente em Simulador do Ecossistema Microbiano Humano (SEMH). 2016. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (Farmácia-Bioquímica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, 2016.